La Fortuna: tesouro submarino gera conflito

Um naufrágio com mais de 200 anos voltou a ser tema em 2007, quando uma companhia norte-americana encontrou quase 500 mil moedas no fundo do mar. É esta a história que inspira a série «La Fortuna», que estreia hoje às 22h10 no AMC Portugal.

La Fortuna

Stanley Tucci é a estrela principal do elenco de «La Fortuna», um drama que viaja entre Espanha e os Estados Unidos para traçar um enredo sólido, com base verídica, sobre o maior tesouro submarino alguma vez encontrado. Quando o capitão Frank Wild (Stanley Tucci) encontra um navio naufragado e “mais do que uns trocos” de tesouro, a descoberta é anunciada com grande aparato, mas os resultados estão longe de ser todos positivos. Isto porque não tarda a surgir a desconfiança de que o tesouro encontrado pertence a Espanha, tendo sido recolhido do “Nuestra Senora de las Mercedes”, acidentado e desaparecido em 1804.

Wild apressa-se a tentar obter a ajuda de Jonas Pierce (Clarke Peters), o que desde cedo se percebe não ser uma estratégia nada inocente. Lucía (Ana Polvorosa), da secção de Património de Espanha, é ignorada até chegar a Álex Ventura (Álvaro Mel), um jovem recém-contratado pelo Ministério da Cultura, que acaba por se tornar o seu braço-direito na demanda por provas que protejam o Governo na luta legal que se avizinha. Contam ainda com a ajuda de Horacio Valverde (Manolo Solo), totalmente obcecado com a descoberta de Wild, mas cuja argumentação a roçar a paranoia lhe tira toda e qualquer credibilidade.

La Fortuna

Do lado de Wild encontramos ainda um nome que tem ganhado força nos últimos anos, a atriz T’Nia Miller (Years and Years, A Maldição de Bly Manor) é Susan McLean, uma mulher complexa e acutilante, que tenta que a inteligência e matreirice da Atlantis consiga fintar o Governo espanhol.

O argumento de «La Fortuna» é muito direto, abrangente (vamos tendo acesso a diferentes perspetivas) e ácido. Inspirada na novela gráfica “El Tesoro del Cisne Negro”, a minissérie de seis episódios procura construir uma história com início e fim, com o desenvolvimento das personagens a acompanhar a ação; de certa forma, numa relação de importante dependência. «La Fortuna» é uma narrativa recomendada a quem gosta de séries baseadas em factos verídicos com uma boa dose de drama e algum confronto legal.

O elenco internacional da produção do AMC Studios com o Movistar+ conta ainda com Karra Elejalde, Alfonso Lara, Duncan Pow, Sara Stewart e Pedro Casablanc, entre outros. A minissérie é realizada por Alejandro Amenábar, nomeado ao BAFTA pelo argumento de «Os Outros» (2001).

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

one × two =