Categories: AMCREVIEWSTELEVISÃO

La Fortuna: tesouro submarino gera conflito

Um naufrágio com mais de 200 anos voltou a ser tema em 2007, quando uma companhia norte-americana encontrou quase 500 mil moedas no fundo do mar. É esta a história que inspira a série «La Fortuna», que estreia hoje às 22h10 no AMC Portugal.

Stanley Tucci é a estrela principal do elenco de «La Fortuna», um drama que viaja entre Espanha e os Estados Unidos para traçar um enredo sólido, com base verídica, sobre o maior tesouro submarino alguma vez encontrado. Quando o capitão Frank Wild (Stanley Tucci) encontra um navio naufragado e “mais do que uns trocos” de tesouro, a descoberta é anunciada com grande aparato, mas os resultados estão longe de ser todos positivos. Isto porque não tarda a surgir a desconfiança de que o tesouro encontrado pertence a Espanha, tendo sido recolhido do “Nuestra Senora de las Mercedes”, acidentado e desaparecido em 1804.

Wild apressa-se a tentar obter a ajuda de Jonas Pierce (Clarke Peters), o que desde cedo se percebe não ser uma estratégia nada inocente. Lucía (Ana Polvorosa), da secção de Património de Espanha, é ignorada até chegar a Álex Ventura (Álvaro Mel), um jovem recém-contratado pelo Ministério da Cultura, que acaba por se tornar o seu braço-direito na demanda por provas que protejam o Governo na luta legal que se avizinha. Contam ainda com a ajuda de Horacio Valverde (Manolo Solo), totalmente obcecado com a descoberta de Wild, mas cuja argumentação a roçar a paranoia lhe tira toda e qualquer credibilidade.

Do lado de Wild encontramos ainda um nome que tem ganhado força nos últimos anos, a atriz T’Nia Miller (Years and Years, A Maldição de Bly Manor) é Susan McLean, uma mulher complexa e acutilante, que tenta que a inteligência e matreirice da Atlantis consiga fintar o Governo espanhol.

O argumento de «La Fortuna» é muito direto, abrangente (vamos tendo acesso a diferentes perspetivas) e ácido. Inspirada na novela gráfica “El Tesoro del Cisne Negro”, a minissérie de seis episódios procura construir uma história com início e fim, com o desenvolvimento das personagens a acompanhar a ação; de certa forma, numa relação de importante dependência. «La Fortuna» é uma narrativa recomendada a quem gosta de séries baseadas em factos verídicos com uma boa dose de drama e algum confronto legal.

O elenco internacional da produção do AMC Studios com o Movistar+ conta ainda com Karra Elejalde, Alfonso Lara, Duncan Pow, Sara Stewart e Pedro Casablanc, entre outros. A minissérie é realizada por Alejandro Amenábar, nomeado ao BAFTA pelo argumento de «Os Outros» (2001).

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago