Invasion: um “buffet” de ficção científica

A Apple TV+ estreia hoje, 22, os três primeiros episódios de «Invasion». A série retrata uma invasão alienígena de alcance global, tendo como protagonistas Sam Neill e Shamier Anderson, entre outros.

Invasion

Há uma sensação de déjà vu que invade a experiência de visualização de «Invasion». Primeiro de forma mais suave e depois de modo mais arrebatador, sendo impossível ignorar, por exemplo, as parecenças de uma das storylines secundárias com «Away». A verdade é que miscelânea de histórias tem, aqui e ali, elementos em comum com narrativas familiares, da TV e do cinema. Como se, tal como num “buffet”, os criadores Simon Kinberg (Perdido em Marte, Star Wars: Rebels) e David Weil (Solos, Hunters) chegassem ao universo da ficção científica e escolhessem as tramas à medida das suas necessidade, empacotando em “mundos” mais pequenos e inicialmente isolados.

O desafio é, ainda assim, ter a capacidade de criar algo novo, mesmo com as condicionantes mencionadas e que, possivelmente, vão influenciar algumas opiniões. «Invasion» ilustra a vivência de cinco núcleos de personagens, espalhados pelo globo, quando uma sucessão de eventos misteriosos provoca o caos. Da Ásia aos Estados Unidos, passando por um ambiente de guerra que sofre uma reviravolta imprevista, são muitas as perspetivas que o espectador tem sobre uma invasão alienígena.

Invasion

Uma das personagens centrais é o xerife John Bell Tyson (Sam Neill), à beira da reforma, desmotivado pela sua incapacidade de fazer algo memorável durante a sua carreira. O seu desejo pode mesmo tornar-se realidade, quando um mistério o coloca mais próximo do que desejaria do novo inimigo. Quem também começa por ter bastante destaque é Aneesha Malik (Golshifteh Farahani), cuja família se desfaz de maneira imprevista, mas tem de voltar a unir-se quando acontecimentos do Além afetam o bairro onde moram. Estes são apenas dois dos núcleos que estrelam «Invasion».

Dos problemas banais ao confronto brutal com um inimigo monstruoso e desconhecido, todas as personagens são levadas a reagir ao momento mais desafiante das suas vidas. Se uns não resistem à ameaça, outros tentam encontrar alguma forma de sobreviver, seja na linha da frente ou não. O argumento, focado na tensão num primeiro momento e depois na explosão iminente, apoia-se bastante nos dramas individuais dos diferentes intervenientes, a fim de criar uma história tão humana quanto possível.

Invasion

Se este “buffet” é para repetir ao não, tal como na “vida real”, depende do gosto de cada um.

O elenco conta ainda com Shamier Anderson, Firas Nassar, Shiori Kutsuna, Tara Moayedi, Daisuke Tsuji e Tom Cullen, entre outros.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 + 11 =