Vitals: o impacto do Coronavírus em Barcelona

«Vitals: A True Human Story» é um documentário em três atos que revela a luta de nuestros hermanos contra o Covid-19, a partir da realidade de Barcelona. Uma história forte, que não deixa ninguém indiferente. A partir de amanhã na HBO Portugal.

Vitals: A True Human Story

O palco principal é Sabadell, Barcelona: um hospital de campanha procura dar resposta às necessidades cada vez mais exigentes da luta contra a Covid-19. Enfermeiros, médicos, bombeiros e agentes, entre outros, juntam-se para tornar possível criar mais 100 camas para doentes infetados. Já nos hospitais da cidade, os profissionais de saúde fazem o seu melhor, entre fatos complexos de proteção e o desgaste físico e psicológico resultante da pandemia. Em casa, a vida continua e a convivência nem sempre é pacífica: as escolas estão fechadas, muitos estão em teletrabalho e os desabafos nem sempre são bem recebidos.

«Vitals: A True Human Story» opta por evitar entrevistas e focar muito a ação em conversas entre envolvidos que, não sendo totalmente naturais (pela invasão da câmara), oferecem perspetivas familiares de um vírus que, em pouco tempo, mudou completamente o nosso quotidiano.

Vitals: A True Human Story

É uma história de união e solidão. A união das equipas de profissionais que é mais forte do que nunca, contra um problema muito exigente, e a solidão de quem sofre num hospital. Sem conseguir respirar ou falar, valências que tomámos como certas. É muito cruel, ainda mais quando o vemos através do olhar, e da música até, de quem gosta deles. Mas até a união no combate ao Coronavírus se transforma em solidão ao moverem-se na cidade ou em casa, pois parece que as famílias dos profissionais não falam a mesma língua.

É uma vida a dois ritmos – a dos que não sabem mais o que fazer, sem puder sair de casa, e a dos profissionais que não podem parar. Ainda em março, quando tem início o documentário, são cada vez mais os doentes a precisar de cuidados e o medo de não conseguir dar resposta a todos é bem real. À medida que junho se aproxima, o desespero é inevitável. E a empatia perante uma doença que tanto nos tirou, de forma mais ou menos intensa, é inescapável.

Vitals: A True Human Story

Ainda que o documentário «Vitals: A True Human Story» evite o lado mais negro e “cru” da luta contra com o Coronavírus (pelo menos diretamente), há uma abordagem emocional muito intensa. Ver os profissionais de saúde, os pacientes, as famílias, as relações em stand by, a realidade em confinamento… é demasiado familiar. E, portanto, talvez seja cedo demais para encararmos essa experiência a 360º – pelo menos para alguns.

Mas uma coisa é certa: o documentário, realizado por Fèlix Colomer, ficará para a história, porque conta a nossa história. Resta saber se agora ou mais tarde… Quando o que vivemos atualmente já estiver a uma distância segura, para o analisarmos mais com a razão do que a emoção.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *