The Lady and The Dale: o que esconde Liz Carmichel?

A HBO Portugal recupera o complexo caso de Liz Carmichel, que chocou os Estados Unidos nos anos 70. O documentário «The Lady and The Dale» recorda a épica história do Dale, o sonho por concretizar.

The lady and the dale

«The Lady and The Dale» não demora a tomar contornos de uma ficção excêntrica, mas a verdade é que estamos perante uma história bem real. Liz Carmichel, a mulher-sensação por detrás do projeto do Dale, um carro de três rodas que atraiu todas as atenções, era, afinal, um criminoso procurado pelo FBI: Jerry Dean Michael.

O Dale prometia muito: um gasto reduzido, que permitiria aliviar a preocupação constante dos norte-americanos com a escassez de combustíveis fósseis, em período de crise. A “ilusão” era tanta que muitos gastaram as poupanças de uma vida para garantir um dos primeiros modelos, algo que levaria a ações políticas para travar a compra antecipada destes carros. Por sua vez, o facto de a Twentieth Century Motor Car Corporation ser liderada por uma mulher atraía também para os holofotes Liz Carmichel, como mais um exemplo entre mulheres bem-sucedidas – historicamente com menos oportunidades do que os homens.

The lady and the dale

«The Lady and the Dale» revela logo o grande segredo de Jerry Dean Michael para, então, iniciar a sua história sem distrações. As mentiras, as tentativas de dinheiro fácil, os casamentos artificiais e a relação com Vivian. Há testemunhos de amigos de infância/adolescência, familiares e até dos filhos, além de jornalistas e investigadores, que vão balanceando Jerry entre vilão e herói, oferecendo perspetivas distintas sobre situações iguais. Embora os produtores, onde se destacam os irmãos Duplass, deem algumas pistas em relação a partes mais dúbias da história, não há um posicionamento final. A decisão, essa, cabe ao espectador.

Em paralelo, a série documental – de quatro episódios – aborda outros temas fraturantes dos Estados Unidos, nomeadamente no que diz respeito aos transexuais. Além de ser uma transição mais difícil e vista como clandestina, com riscos acrescidos para a saúde, o tema é carregado de preconceito até na abordagem noticiosa dos media (algo que continua a ecoar nos dias de hoje). Uma série complexa, a não perder a partir de amanhã, 1, com o lançamento dos dois primeiros episódios.

 

Texto originalmente publicado aqui 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *