Schmigadoon!: o amor numa Broadway improvisada

Keegan-Michael Key e Cecily Strong protagonizam «Schmigadoon!», uma paródia musical do Apple TV+, onde uma localidade mágica pode ser a resposta para encontrar o amor verdadeiro. Os dois primeiros episódios ficam disponíveis amanhã, 16.

Schmigadoon!

Um casal a atravessar uma fase mais tremida da relação decide inscrever-se num retiro de romance, que funciona como uma espécie de terapia em contacto direto com a Natureza. Josh (Keegan-Michael Key) e Melissa (Cecily Strong), dois médicos, vivem juntos, mas parecem já não estar apaixonados como antes. As suas diferenças ficam ainda mais expostas quando chegam, por acidente, à localidade de Schmigadoon, que aparenta, inicialmente, ser uma espécie de atração musical onde os atores recriam músicas inspiradas em clássicos musicais. Mas, contra todas as expetativas, o local acaba por se revelar inesperadamente real… e mágico.

Quando tentam abandonar Schmigadoon pela primeira vez, Josh e Melissa veem-se incapazes de sair e percebem, através de um duende, que só é possível escapar na companhia do amor verdadeiro. Quererá isso dizer que o casal não é, afinal de contas, para sempre? Abraçam então a missão de abandonar a povoação a qualquer custo!

De “Do-Re-Mi”, de The Sound of Music, a “Ya Got Trouble”, de The Music Man, são vários os musicais que inspiram a sonoridade e as músicas de «Schmigadoon!», que ganha forma em talentos firmados deste género, nomeadamente Kristin Chenoweth e Aaron Tveit. A primeira, mulher do reverendo local e muito conservadora, apresenta-se como a potencial vilã da narrativa, ao travar toda e qualquer aproximação de casais que ainda não contraíram matrimónio. Já o segundo, visto como o bon vivant da localidade, pode tornar-se uma ameaça concreta a Josh.

Quanto ao restante elenco, Alan Cumming é o mayor Menlove, um homem amargurado pela sua vida de fachada; Fred Armisen é o reverendo Layton, castrado pelas vontades da mulher; Jane Krakowski é a condessa, uma personagem inspirada por diversas criações do ambiente musical; Dove Cameron é uma empregada jovem, que faz os encantos de vários habitantes locais; e Jaime Camil é Doc Lopez, o médico de Schmigadoon.

Schmigadoon!

Entre a comédia, o romance e (muita) música à mistura, «Schmigadoon!» funciona como uma paródia ao género, assim como uma alegoria caricatural a variadas séries de romance ou musicais. Dos lugares-comuns aos clichés, passando por momentos inesperados ou meramente focados no humor, a série do Apple TV+ funciona como uma narrativa leve e desconstruída, que se vê com relativa facilidade. No total são seis episódios com certa de meia hora.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + ten =