McCartney 3,2,1: o eco intimista de Paul e dos The Beatles

Uma série de conversas intimistas entre Paul McCartney e o produtor Rick Rubin resulta num documentário sóbrio que recupera alguns dos segredos por detrás das músicas dos The Beatles. «McCartney 3,2,1» estreia em Portugal hoje no Disney+.

McCartney 3,2,1
Photo Courtesy of Hulu

Este não é o documentário típico, repleto de intervenientes, imagens épicas e com um storytelling cativante, onde um narrador nos coloca, progressivamente e com um texto cheio de floreados, no espaço e no tempo. Percebemos isso desde os momentos iniciais, quando a imagem se revela a preto e branco, e Paul McCartney e o conceituado produtor Rick Rubin entram no estúdio para uma conversa que se quer informal e intimista. Entre amigos.

Paul McCartney, que se celebrizou inicialmente como um dos membros dos The Beatles, recorda como surgiu a banda, como nasceram algumas músicas, as suas principais influências, e até memórias mais pessoais. A música, sempre presente e inescapável, está à distância de alguns botões. Seja ao colocar áudio ou com Paul no piano, sem pressa nem pressão, os acordes e outros pormenores sonoros ganham protagonismo e novos significados. Os diálogos que partilham terminam, quase teimosamente, em memórias do tempo dos The Beatles, bem como da relação de Paul com os outros membros, com particular destaque para George Harrison e John Lennon.

McCartney 3,2,1

São seis episódios de descobertas, sem destino ou percurso conhecido à partida. O guião constrói-se com naturalidade, sem induzir ao espectador algo muito estudado. «McCartney 3,2,1» pode ter o nome do artista, já com mais de 50 anos de carreira, mas é uma autêntica delícia para os fãs dos The Beatles. O impacto que a banda e as suas histórias continuam a ter no presente é verdadeiramente impressionante, pelo que o facto de Paul ali demorar tanto tempo é um regalo para os ouvidos mais aficionados. A série estreou originalmente na Hulu em julho.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 12 =