Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts

Tive acesso antecipado ao super especial «Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts», que tem estreia marcada na HBO Portugal já amanhã.

Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts

Logo a abrir o especial «Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts», a preocupação passa por estabelecer o ambiente muito próprio e facilmente reconhecível da saga. Da banda sonora aos detalhes, culminando na viagem de comboio rumo a Hogwarts, a primeira grande estreia de 2022 aposta na manutenção da identidade, apesar do seu caráter documental. É uma celebração da nostalgia e do espírito que, no início do século, invadiu sobretudo o Reino Unido, com filas gigantescas de crianças com esperança de participar no universo cinematográfico dos seus livros favoritos. Para Emma Watson e Rupert Grint a sua vida anónima passaria a ser uma miragem, enquanto Daniel Radcliffe atingia um patamar de popularidade estratosférico após «David Copperfield».

Com emparelhamentos rotativos, «Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts» entrega aos participantes (atores, realizadores e produtores) a responsabilidade de fazer as perguntas e dar as respostas, sem distrações ou momentos particularmente uau. Por exemplo, a conversa entre Daniel e o realizador Chris Columbus ajuda a perceber como se estabeleceu o universo criado por J.K. Rowling no grande ecrã, enquanto o trio de protagonistas (Emma, Rupert e Daniel) analisa os diferentes momentos da saga, bem como o contacto com ícones britânicos. Há revelações inesperadas, e outras nem tanto, entregando os ingredientes habituais e expectáveis neste tipo de especiais.

Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts

A ausência mais notada é mesmo a de J.K. Rowling. A escritora aparece apenas em imagens de arquivo, com a sua equipa a garantir em diferentes media que ela foi convidada, mas o convite foi recusado. Os comentários recentes de J.K. em relação à comunidade trans, a par da reação dos atores na oposição, manchou sem dúvida a imagem da autora e trouxe novamente para público uma velha questão: é possível continuar a amar a obra depois de “cancelar” o seu criador? A verdade é que, há menos de 10 anos, seria impensável ter este encontro com tão pouco destaque para J.K. Rowling.

Quem rouba totalmente a cena é Helena Bonham Carter, que conseguiu fazer da odiada Bellatrix Lestrange uma personagem carismática dos filmes. À sua imagem, a atriz capitaliza todos os momentos em que aparece, enquanto os colegas partilham alguns dos momentos mais marcantes com ela no set, com destaque para Jason Isaacs e Daniel. Há também revelação sobre Alan Rickman, o Snape, que é um dos atores já falecidos homenageados em «Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts».

Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts

O balanço final do super especial da HBO Max é positivo, sendo de louvar o facto de evitar muitos artifícios descontextualizados do universo em si, como aconteceu, por exemplo, especial de Friends. «Harry Potter 20.º Aniversário: De Volta a Hogwarts» passa ao lado do mediatismo e da popularidade da saga (ainda que tal seja referido e evidente) para partilhar momentos individuais e curiosidades, bem como a vivência da experiência que marcou a primeira década do século XX cinematograficamente, algo que dirá certamente muito mais aos fãs do que um especial com testemunhos de vedetas e até distrações com o intuito de causar surpresa. A audiência sabe ao que vai, mas isso não quer dizer que saia desiludida: a celebração do aniversário entrega o que promete.

Além dos nomes já mencionados participam ainda Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Gary Oldman, Tom Felton, James Phelps, Oliver Phelps, Mark Williams, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Matthew Lewis e Evanna Lynch, entre outros.

Texto originalmente publicado aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 + 19 =