Dave: o rap de Lil Dicky, ou como o tamanho não importa
Onde acaba a ficção e começa a verdade por detrás do êxito instantâneo do rapper comediante Lil Dicky? A comédia «Dave» estreia na HBO Portugal esta quinta-feira, 5.
Muitas histórias começaram como a dele, acompanhando o boom das redes sociais e a maior acessibilidade da Internet a nível global, mas nem todas tiveram o mesmo final feliz. Agora, Dave Burd tenta acrescentar um novo capítulo a uma narrativa já de sonho.
Sete anos depois de se ter tornado uma estrela do Youtube com o videoclip de “Ex-Boyfriend”, Burd protagoniza «Dave», uma série de comédia que mistura a sua peculiar personalidade com o crescimento exponencial da sua carreira enquanto rapper. A ação arranca, aliás, depois de a personagem principal ter conseguido uma visibilidade inesperada – mais focado na sátira e na comédia através das suas letras, frequentemente sexuais, Lil Dicky é o rapper acidental que vai conquistando o seu lugar num meio bastante competitivo.
A partir de uma história de “nicho”, a trama tenta alcançar um público mais abrangente pelo olhar do cocriador Jeff Schaffer, responsável por «The League» e produtor executivo de «Calma, Larry». A falta de jeito de Dave, a personagem e o ator, para a representação e para a vida social em geral não retira qualidade ao argumento; pelo contrário, acrescenta. O amadorismo que transparece das interações entre figuras como Dave ou GaTa, também braço-direito do comediante fora da tela, torna a caricatura do nascimento de Lil Dicky ainda mais coerente e, ao mesmo tempo, também mais engraçada e dinâmica.
Aposta da FX, «Dave» chega a Portugal com entrada direta todas as semanas no catálogo da HBO. É certo que Dave Burd não tem o mesmo impacto entre o público nacional, mas será certamente uma descoberta interessante para os fãs de rap e de comédia. Afinal, ambas as áreas podem assumir várias formas – até as mais imprevistas.
Texto originalmente publicado na Metropolis.