Room 104: saudades do meu alegre quartinho

Depois de uma segunda temporada repleta de atores de luxo, como Mahershala Ali, Rainn Wilson ou Michael Shannon, «Room 104» regressa com um elenco mais tímido (com alguns nomes sonantes pelo meio) e argumentos ainda mais extravagantes. A Metropolis teve acesso antecipado à nova temporada da série da HBO Portugal, com estreia marcada para este sábado, 14. Os episódios são lançados semanalmente.

É difícil explicar o que os irmãos Jay e Mark Duplass criaram em «Room 104», que agora regressa para uma terceira temporada. Muito apoiada em twists inesperados, a trama é um constante desafio aos estereótipos de género, da comédia ao terror, nunca sendo claro qual o rumo que vai tomar a ficção. Ali, dentro daquelas quatro paredes, tudo é possível.
Aceitando esse pressuposto, podemos esperar tudo quando a porta se abre, semana após semana. A atenção ao detalhe, que no final resulta num puzzle quase perfeito, é um dos pontos fortes desta série de antologia.

“The Plot”, o primeiro episódio, ousa sair do histórico Quarto 104 para explicar a génese do hotel, de localização promissora, mas assombrado pela sua origem. Talvez o amaldiçoado início explique o chorrilho de azares que têm pautado a narrativa, e ao qual não ficam indiferentes os episódios seguintes. A qualidade está lá, mas «Room 104» continua a ser uma série de nicho que dificilmente agradará a todos. E nem a sua complexidade e abrangência serão capazes de evitar esse destino.
Em todo o caso, e a julgar pelas sucessivas renovações da série, os irmãos Duplass estão a conseguir chegar ao seu público-alvo com sucesso. Quem acompanha a série agradece!
Review original, de 2017, aqui.

Sara Quelhas

Recent Posts

Espias: o teatro da neutralidade

Com estreia marcada para hoje, «Espias» ocupa o horário nobre da RTP1. A série transporta…

1 dia ago

Alien: Planeta Terra – o monstro de Ridley Scott à solta

Entre a familiaridade sombria do universo Alien e a ousadia de expandir o imaginário, «Alien:…

1 semana ago

King & Conqueror: dois homens, a coroa e o peso da História

Entre a ambição de dois líderes e o destino de uma nação, ergue-se a disputa…

2 semanas ago

Happy Face: quando o passado é uma prisão

«Happy Face», série da SkyShowtime, centra-se na vida de Melissa Reed, filha do infame assassino…

4 meses ago

Duster: ecos dos anos 70 num mundo de corrupção

«Duster», criada por J.J. Abrams e LaToya Morgan, combina uma tensão constante com os dilemas…

4 meses ago

Favàritx: entre o farol e o crime organizado

«Favàritx» é uma minissérie de suspense, uma parceria entre a RTP1 e a HBO Max…

4 meses ago