Room 104: saudades do meu alegre quartinho

Depois de uma segunda temporada repleta de atores de luxo, como Mahershala Ali, Rainn Wilson ou Michael Shannon, «Room 104» regressa com um elenco mais tímido (com alguns nomes sonantes pelo meio) e argumentos ainda mais extravagantes. A Metropolis teve acesso antecipado à nova temporada da série da HBO Portugal, com estreia marcada para este sábado, 14. Os episódios são lançados semanalmente.

É difícil explicar o que os irmãos Jay e Mark Duplass criaram em «Room 104», que agora regressa para uma terceira temporada. Muito apoiada em twists inesperados, a trama é um constante desafio aos estereótipos de género, da comédia ao terror, nunca sendo claro qual o rumo que vai tomar a ficção. Ali, dentro daquelas quatro paredes, tudo é possível.
Aceitando esse pressuposto, podemos esperar tudo quando a porta se abre, semana após semana. A atenção ao detalhe, que no final resulta num puzzle quase perfeito, é um dos pontos fortes desta série de antologia.

“The Plot”, o primeiro episódio, ousa sair do histórico Quarto 104 para explicar a génese do hotel, de localização promissora, mas assombrado pela sua origem. Talvez o amaldiçoado início explique o chorrilho de azares que têm pautado a narrativa, e ao qual não ficam indiferentes os episódios seguintes. A qualidade está lá, mas «Room 104» continua a ser uma série de nicho que dificilmente agradará a todos. E nem a sua complexidade e abrangência serão capazes de evitar esse destino.
Em todo o caso, e a julgar pelas sucessivas renovações da série, os irmãos Duplass estão a conseguir chegar ao seu público-alvo com sucesso. Quem acompanha a série agradece!
Review original, de 2017, aqui.

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago