REVIEWS

La Casa de Papel: será mesmo o fim da estrada?

O fim começa agora. A Netflix lança hoje, 3, a primeira parte da quinta e última temporada de «La Casa de Papel», que conhecerá o desfecho derradeiro a 3 de dezembro. Vi dois episódios em primeira mão.

LA CASA DE PAPEL (L to R) HOVIK KEUCHKERIAN as BOGOTÁ, ÚRSULA CORBERÓ as TOKIO, RODRIGO DE LA SERNA as PALERMO, ITZIAR ITUÑO as LISBOA, MIGUEL HERRÁN as RÍO, JAIME LORENTE as DENVER in episode 02 of LA CASA DE PAPEL. Cr. TAMARA ARRANZ/NETFLIX © 2020

Quando, a certa altura, uma cover de “Friday I’m in Love” começa a entoar e as personagens, de macacão vermelho e camisolas pretas, ficam alinhadas e comunicam sem palavras, há uma sensação arrasadora a despedida – já não podemos mais negá-lo. Algo estranho, atendendo que esta cena acontece logo no arranque da quinta temporada e a series finale ainda tarda uns meses. A última temporada de «La Casa de Papel», que totaliza 10 episódios, foi dividida em duas partes de cinco, com o conjunto final a cair no streaming da Netflix a 3 de dezembro.

No final da quarta temporada, Lisboa (Itziar Ituño) foi resgatada no âmbito da missão Paris e introduzida no Banco de Espanha; mas a fase de euforia durou pouco, já que Alicia Sierra (Najwa Nimri) encontrou o esconderijo do Professor (Álvaro Morte) e parece tê-lo encurralado. O homem dos mil planos nada pode fazer, na altura em que a equipa mais precisa dele: em desespero, ainda que numa atitude antecipada pelo Professor, Tamayo (Fernando Cayo) chamou o Exército para levar de vencida os assaltantes de uma vez por todas. Como se isso não bastasse, os reféns parecem estar mais descontentes do que nunca, e Arturo (Enrique Arce) cada vez mais alucinado. E, no meio disto tudo, será que Gandía (José Manuel Poga) consegue sair com vida?

LA CASA DE PAPEL (L to R) ÁLVARO MORTE as PROFESOR, NAJWA NIMRI as ALICIA SIERRA in episode 01 of LA CASA DE PAPEL. Cr. MANOLO PAVÓN/NETFLIX © 2020

As tensões estão ao rubro, e é assim que os fãs de «La Casa de Papel» gostam da série. Tudo pode acontecer e, com todas as personagens pressionadas e sem planos declarados, o descontrolo é evidente. Será este “O Fim da Estrada”? O título do episódio de regresso traça o mote dos primeiros acontecimentos, onde tudo parece perdido. Com ataques de todos os lados, a fuga de Tóquio (Úrsula Corberó), Denver (Jaime Lorente) e companhia é cada vez mais uma miragem, ainda que, na ficção, se desconfie sempre que, de uma maneira ou de outra, os “heróis” vão sair vitoriosos. Ao mesmo tempo, mantém-se a storyline cruzada (e quase silenciosa) do contexto mediático e popular dos assaltantes, com a população a mostrar o seu apoio, tal como acontecia no filme dos anos 70 «Um Dia de Cão» (1975).

O hype em torno da série tornou-se uma história non grata para alguns seriólicos, mas segurou definitivamente a atenção de milhões por todo o mundo. Cada lançamento é um verdadeiro acontecimento, e não é preciso muito marketing ou opiniões para garantir maratonas massivas este fim de semana.

Um dos maiores sucessos da Netflix, «La Casa de Papel» repete a fórmula de outras temporadas, ainda que desta feita pareça enveredar por caminhos mais desconhecidos. Muitas personagens populares estão em risco, o Exército mostra-se bem menos cauteloso do que os agentes habituais e não é certo qual o rumo derradeiro que o criador Álex Pina quer dar à sua história. Ainda assim, a possibilidade constante de um twist impactante, como uma morte ou um contragolpe, é desconfortável para audiência, ao mesmo tempo que torna a narrativa mais viciante. Um truque simples mas eficaz, que contribuiu para que a série espanhola se tornasse um verdadeiro fenómeno global.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

8 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

8 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

8 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

9 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

9 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago