Dopesick: o lado negro do mercado farmacêutico

«Dopesick» é uma das principais estreias do Disney+ Day, esta sexta-feira, 12. A série retrata o lançamento, promoção e consequente prossecução do OxyContin, um medicamento super viciante que revela a pior face do mercado farmacêutico na América.

Com nomes como Michael Keaton, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg e Rosario Dawson no elenco, «Dopesick» não precisa de muito para atrair todas as atenções. A série, inspirada em factos reais, avança e recua no tempo para contar como um medicamento, OxyContin, foi lançado no mercado com base em informações fraudulentas, tornando-se um negócio lucrativo para uns e catastrófico para outros. O espectador tem a perspetiva empresarial, comercial, médica, legal e individual, num prisma complexo que cria uma bem estruturada teia narrativa.

Apesar de o OxyContin ter enganado cidadãos e médicos desde cedo nos Estados Unidos, nomeadamente pela falsa premissa de que não provocava adição e que o efeito era doseado, quem assiste a «Dopesick» tem noção da mentira desde o início. Não só da mentira, mas também da forma prepotente e enganadora como se moveram os comerciais que convenceram os médicos a prescrever o medicamento. Entre presentes, atenções personalizadas e conferências de luxo, tudo valia para convencer os clínicos a receitar o OxyContin e a potenciar as receitas. E todas as críticas e falhas do medicamente pareciam ser apenas mais uma desculpa para tornar a droga ainda mais lucrativa.

Quando Rick Mountcastle (Peter Sarsgaard) e Randy Ramseyer (John Hoogenakker) se lançam no encalço do crime em torno do OxyContin, o caminho avizinha-se bastante difícil. Isto porque as provas não se encontram à vista, sendo muitas vezes resultado de interpretações da dupla, que tentam encontrar um processo suficientemente forte para pôr fim a uma onda de dependência, abandono, crime, prostituição e morte.

É preciso estar atento em «Dopesick», de modo a perceber todas as alterações temporais e estilísticas que decorrem em curtos períodos de tempo. A série quer ser tão abrangente quanto possível, a fim de tornar o espectador não só observador como também testemunha de como o negócio dos medicamentos pode ser manobrado e manipulado para servir os interesses de alguns. Seja nos diálogos, seja nas interpretações, não há dúvidas da qualidade que «Dopesick» apresenta.

PHOTO EMBARGOED FOR USE UNTIL 9 AM PT ON WEDNESDAY 10/27/21. Dopesick — “The Whistleblower” – Episode 105 — With OxyContin abuse spreading across the country, Bridget brings the fight to Purdue while Rick and Randy seek to find a whistleblower within Purdue to tie their case together. Kathe Sackler (Jaime Ray Newman) and Richard Sackler (Michael Stuhlbarg), shown. (Photo by: Gene Page/Hulu)

Não há dúvidas da qualidade de «Dopesick», que é percetível desde logo pelos seus intervenientes. Além dos talentos firmados no cinema e na televisão, a aposta do Disney+ conta com os jovens talentos (ou já confirmações) Will Poulter e Kaitlyn Dever, a par de nomes como Phillipa Soo, que brilhou no elenco original do musical Hamilton na Broadway. Já o criador é Danny Strong (Empire), enquanto na realização se destaca Barry Levinson com dois episódios.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

4 meses ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

4 meses ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

4 meses ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

4 meses ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

4 meses ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

4 meses ago