A Guerra dos Tronos: 10 teorias que podem acontecer

Já perdi a conta ao número de teorias que li ao longo dos anos, no que diz respeito à popularíssima série «A Guerra dos Tronos». Uma das primeiras terá sido publicada ainda em 1997, pouco tempo depois do lançamento do livro de George R.R. Martin, e defendia que Jon era filho de Rhaegar e Lyanna. Multiplicam-se mais rapidamente do que coelhos, e muitas teorias são tão boas e convincentes que, quando não se confirmam, roçam a desilusão. A poucos dias do grande final, reuni 10 apostas que ainda podem virar realidade, por mais improváveis que pareçam ser.

1. O Bran é o verdadeiro vilão de Westeros

Esta teoria de «A Guerra dos Tronos» assume diversas formas. O Night King era o bom da fita, tentando travar Bran (Isaac Hempstead Wright). Outros defendem que o Night King trocou de mente com o jovem Stark, o conseguiu “contaminar” ou passar a controlar. Enquanto alguns defendem que ele possuiu Daenerys (Emilia Clarke) e dizimou King’s Landing. No entanto, esta última hipótese parece mais querer desculpabilizar a futura rainha. Ainda assim, este último palpite vai ao encontro daqueles que consideram a “destruição” de Hodor (Kristian Nairn) um momento de enorme crueldade.

2. Arya vai matar Daenerys

And in that darkness, eyes staring back at me: brown eyes, blue eyes, green eyes. Eyes you’ll shut forever. Melisandre (Carice van Houten) cruzou-se com Arya (Maisie Williams) duas vezes e, na segunda, a fan favourite saiu disparada e acabou por matar o Night King. Já há alguns anos que se acreditava que os olhos verdes se referiam a Cersei (Lena Headey), mas, como vimos no último episódio, tal não se confirmou. Sabem quem também tem olhos verdes? Daenerys, pois com certeza… E, após a Targaryen ter arrasado a capital, e de Arya ter testemunhado de perto a catástrofe, a vingança deve estar iminente.

3. O purpose de Jon Snow é matar Daenerys

Os fãs parecem determinados a “matar” Daenerys, de uma maneira ou de outra, sendo que há várias teorias que defendem que será Jon a pôr fim à vida da Mad Queen. Esta teoria vai ao encontro do discurso de Melisandre, aquando da morte de Beric Dondarrion (Richard Dormer) a defender Arya. A feiticeira afirmou que ele tinha sido ressuscitado com um purpose, neste caso proteger a Stark para ela conseguir matar o Night King, o que suscita a dúvida por que foi Jon trazido de volta. Uma das possibilidades, que ganha cada vez mais força, é evitar novo reinado de terror.

4. Varys conseguiu envenenar Daenerys

Varys (Conleth Hill) foi morto pelo fogo pela sua traição a Daenerys, depois de saber que Jon é o herdeiro Targaryen ao trono. Em conversa com uma criança, Varys é informado de que Danny não tem comido e que, como tal, o seu plano ainda não resultou. Muitos fãs começaram logo a insinuar que o eterno parceiro de Tyrion (Peter Dinklage) estava a tentar assassinar a principal candidata ao trono. Entretanto, outras teorias apontam para os livros de George R.R. Martin, que mencionam um veneno específico, o Basilisk, capaz de levar uma pessoa… à loucura. A julgar pelo último episódio, Varys pode, afinal, ter sido bem-sucedido.

5. Os White Walkers vão voltar

A derrota de Night King e companhia não convenceu todos os fãs de «A Guerra dos Tronos», até pela velocidade com que os humanos despacharam o problema. Embora se diga que a preocupação de George R.R. Martin sempre foi a questão política do Trono, nem todos acreditam que tenha sido o fim dos mortos-vivos. Será que o exército dos mortos não foi totalmente batido? Haverá nova criação das trevas? Uma teoria aponta mesmo para a possibilidade, aparentemente irrisória, de Jon Snow se transformar no próximo Rei da Noite (ou ser transformado por Bran).

6. A profecia de Azor Ahai

Há cerca de duas décadas que esta profecia tem vindo a dar cabo da cabeça dos leitores de George R.R. Martin. O “Príncipe (ou Princesa) Que foi Prometido” terá a chave para salvar Westeros e foi procurado intensamente por Melisandre, que chegou a acreditar que este era Stannis Baratheon (Stephen Dillane). Embora mais recentemente as teorias apontem para Arya como salvadora da pátria, muitos ainda defendem que será a escolha mais óbvia, Jon Snow. Diz a profecia que o herói irá criar a arma derradeira com o sacríficio da mulher amada e assim vencer o Mal, algo que coloca também o foco em Jaime (Nikolaj Coster Waldau), que ninguém viu efetivamente morrer. E quando não se vê alguém morrer em «A Guerra dos Tronos»…

7. Há mais dragões

Drogon esteve desaparecido na quinta temporada, o que levantou suspeitas. Parte acredita que o dragão é, na verdade, uma fêmea e se terá reproduzido. Não é o certo o que isso implicaria para o desfecho da série, uma vez que ainda não se percebeu se os dragões obedecem apenas aos Targaryens (e aí Jon pode ter uma palavra a dizer) ou se serão a arma derradeira para a vitória de Danny.

8. Tyrion é um Targaryen

Os Lannisters estavam muito próximos do Mad King, sendo que não seria descabido apostar numa relação, consensual ou não, entre Aerys Targaryen e a mulher de Tywin (Charles Dance). Será que já não há margem para este palpite se confirmar? Ou que é uma das surpresas guardadas para o desenlace? A verdade é que, tal como Jon, Tyrion também nunca foi totalmente aceite pela família… Algo que, no seu caso, poderia apontar para o facto de não ser, efetivamente, irmão de Jaime e Cersei. Até agora, além de Tyrion, os dois que domaram os dragões eram Targaryen… Além disso, Bran esteve sozinho com Tyrion e pode ter-lhe contado segredos do passado.

9. Tyrion sabia o que ia acontecer, através de Bran

Pouco ou nada acontece por acaso em Westeros. Recentemente, Bran e Tyrion ficaram sozinhos numa sala e, tanto quanto nos foi dado a entender, conversaram durante algum tempo. Apesar de Bran não ver o futuro com a mesma clareza do presente ou do passado, o Three-Eyed Raven pode ter antecipado parte do que ia suceder, o que levou Tyrion a, desesperadamente, tentar que King’s Landing se rendesse e Jaime salvasse Cersei da morte certa. O mais certo é que Bran lhe tenha dito qualquer coisa, resta saber sobre que tempo e qual as implicações para o destino da série.

10. Samwell Tarly está a contar a história

Será Sam (John Bradley-West) uma espécie de George R.R. Martin no centro da ação de Westeros? Devido à sua personalidade e ao background na Cidadela, há algum tempo que se suspeita que seja ele a contar os acontecimentos. Embora esse final me pareça demasiado “cor de rosa”, no sentido em que torna a visão de «A Guerra dos Tronos» mais romanceada, não seria de todo descabido.

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago