Super Pumped: The Battle for Uber | O início de uma era

Joseph Gordon-Levitt é Travis Kalanick, o protagonista de «Super Pumped: The Battle for Uber», uma série que recupera os tempos difíceis, nomeadamente a nível legal, do surgimento da Uber. Os atores Uma Thurman e Kyle Chandler completam o trio de maior destaque. Estreia amanhã, 12, na HBO Max.

Depois do sucesso de «Silicon Valley», a HBO Max tenta recriar o sucesso da aposta tecnológica com uma série mais adulta e formal, «Super Pumped: The Battle for Uber», originalmente lançada pela Showtime. Esta será uma série de antologia, e já se sabe que após a história da Uber terá uma segunda temporada inspirada pelo Facebook. Joseph Gordon-Levitt é o rosto principal da narrativa, interpretando um dos cofundadores da então UberCab, Travis Kalanick. Nada consensual e pouco adepto de regras, Travis enceta uma luta legal com as autoridades de Nova Iorque e com as principais empresas do universo taxista na cidade.

Com uma abordagem crítica, dinâmica e moderna, «Super Pumped: The Battle for Uber» quer ser a série cool que vem preparada para desenvolver conversas sérias com a audiência. Uma delas relacionada com a própria personalidade de Travis, um jovem capaz de tudo para vingar num mercado competitivo, muito direcionado para o lucro e para o ganho pessoal. Uma origin story que é também um lugar-comum no lançamento de algumas start-ups. Por outro lado, a trama evoca o modo como a política pode ser usada para desconstruir a própria política (e uma certa hipocrisia social); ou seja, é na disputa de igual para igual que Travis consegue, de facto, margem de manobra para falar com o mayor de Nova Iorque e reentrar numa batalha que desde cedo parecia perdida.

Em termos de argumento, a série multiplica-se a partir de duas linhas fulcrais: a génese da Uber e a génese de Travis – e outras personagens – dentro dessa mesma Uber. Isto contribui para uma ação acirrada, interativa e acelerada, que mantém a atenção do público a níveis elevados, muito por “culpa” da qualidade do elenco envolvido nesta criação. Além de Gordon-Levitt evidenciam-se nomes como Kyle Chandler, Uma Thurman, Elisabeth Shue, Richard Schiff, Noah Weisberg e Kerry Bishé, entre outros. E se a voz do narrador vos parecer familiar, não estão enganados: é o cineasta Quentin Tarantino a dar voz à primeira temporada.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago