REVIEWS

Painting with John: processo criativo em série

«Painting with John» é uma espécie de one man show, com o polivalente John Lurie como protagonista. John pinta, organiza a sua série e disserta sobre a vida. Tudo para ver na HBO Portugal a partir de amanhã, 22.

O espectador é envolvido pela ação de «Painting with John», sendo convidado a questionar o que John Lurie diz e a combinar as imagens da Natureza e das suas pinturas com palavras, sensações ou emoções. Lurie não se leva demasiado a sério, e isso é bom, tornando o ambiente da série quase familiar. No essencial, acompanhamos o versátil John Lurie no nascimento dos seus quadros e da sua série, onde tem liberdade total.

«Painting with John» é uma história sem argumento nem fio condutor declarado. Cada episódio é mais uma criação do autor, que realiza, desenvolve e protagoniza a minissérie — onde também é responsável pela banda sonora. Lurie é músico, pintor e ator e, sem dúvida, um poço de histórias a descobrir, desde a infância até aos nossos dias. E sempre sem respostas fechadas.

A nova série da HBO convence-nos pela simplicidade, quase amigável, de um encontro mano a mano numa altura em que se recomenda a distância. A ideia de que Lurie faz monólogos é quase uma ilusão, tantas são as vezes que ele desafia quem vê a criar e a questionar as ideias que apresenta. Ou, simplesmente, a aproveitar com ele o silêncio que a envolvência natural oferece… e o drama de gravar uma introdução bem-conseguida para a sua série.

«Painting with John» é uma espécie de documentário sem argumento definido ou atores. É a vida de Lurie ou, pelo menos, a forma como ele a entende, a par das pessoas que a integram. O original da HBO funciona também como um tutorial, com o pintor a partilhar algumas das suas técnicas e a revelá-las ao pormenor. O primeiro episódio é lançado sexta-feira, 22.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

8 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

8 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

8 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

9 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

9 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago