REVIEWS

Diário de Uma Futura Presidente: 2.ª temporada

Estreia hoje no Disney+ a nova temporada da série «Diário de Uma Futura Presidente», que ilustra a difícil vida escolar da “atual” Presidente dos Estados Unidos. Gina Rodriguez ganha maior protagonismo.

Summer reset“. Nunca duas palavras significaram tanto na vida de Elena Cañero-Reed (Tess Romero), a versão adolescente da Presidente dos Estados Unidos (Gina Rodriguez), que passa para segundo plano a fim de conhecermos o seu trajeto adolescente. Esta “reinicialização de verão” significa, de forma resumida, começar do zero depois das férias grandes; pelo que o que Elena tinha como certo, nomeadamente em relação às pessoas mais próximas e à sua candidatura a representante dos estudantes, se revela totalmente diferente do previsto. Já sabemos que o augúrio de “líder do futuro” tem razão de ser, mas no presente a protagonista parece não acreditar muito nisso.

«Diário de Uma Futura Presidente» é uma série juvenil que, ainda assim, não é restritiva. Muitos adultos vão também encontrar referências e pontos de interesse na trama, que, desta vez, surge mais focada e preparada para disparar as suas principais storylines. Se Elena acredita estar a viver um pesadelo, o irmão Bobby (Charlie Bushnell) – agora numa nova escola – tem de lidar finalmente com a descoberta da sua sexualidade, enquanto a mãe Gabi (Selenis Leyva) toma a decisão de viver com Sam (Michael Weaver). Tudo está em mudança, e também a bff Sasha (Carmina Garay) tem novas distrações, que tiram Elena do centro das atenções. No entanto, quando começa a mentir à mãe, o seu dilema pessoal ganha contornos bem mais complexos.

Entra Gina Rodriguez. Praticamente desaparecida da primeira temporada, a atriz assume na segunda incursão o papel de “voz da consciência” da adolescente Elena, que interage assim consigo própria na versão adulta. Os momentos, além de darem outro tipo de eco ao interior da personagem, habitualmente conhecido pelo que escreve no diário, são ainda momentos de transição e comédia na narrativa.

Com um musical escolar a ter muito protagonismo, junta-se ao cast Melissa Fumero, de «Brooklyn Nine-Nine», como uma professora extremamente perfecionista e algo desajustada. Lembra alguém?

A segunda temporada de «Diário de Uma Futura Presidente» muda um pouco o alinhamento em relação à primeira. Cada personagem do núcleo central tem uma storyline principal, ainda que esta possa variar os seus contornos de episódio para episódio. Ao contrário de uma ação mais preenchida, com várias linhas secundárias e novos temas sempre a serem lançados, a aposta do Disney+ prioriza a história que quer contar e, assim, dá mais espaço aos seus protagonistas para crescerem e se estabelecerem, inclusivamente em termos de identidade. Uma maratona para começar já hoje.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

8 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

8 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

8 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

9 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

9 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago