REVIEWS

Counterpart: a mestria de J.K. Simmons chega a dobrar

O canal TVCine Action estreia esta noite, pelas 22h10, a série «Counterpart». O drama de ação traz J.K. Simmons ao seu melhor nível e em dose dupla. Descobre o que podes esperar.

A premissa de «Counterpart» é bastante interessante. Uma experiência em plena Guerra Fria dividiu a realidade em duas partes iguais, com as pessoas a dividirem-se também em duas, ainda que sem terem consciência disso.  Naturalmente, mesmo que com os mesmos meios e “personagens”, os dois mundos desenvolveram-se de maneiras distintas. Também as pessoas, influenciadas por diversos acontecimentos, acabaram por consolidar personalidades que chegam a ser opostas. E é o “colapso” de realidades — separadas por uma porta —, 30 anos depois, que torna esta ideia particularmente interessante.

O motor da narrativa é o incrível J.K. Simmons. O ator dá vida a Howard Silk, por um lado um funcionário que desconhece o que se passa na sua própria profissão e, por outro, um versátil e misterioso agente. Percebemos com relativa facilidade quem é quem, uma vez que J.K. usa o poder da antítese comportamental para destacar bem as diferenças. Quando os dois mundos chocam inesperadamente, a ação revela uma inesperada “Guerra Fria” já em andamento.

Esta narrativa distópica aborda um conflito que coloca as personagens em oposição a uma espécie de alter-ego. É curioso perceber o lado social, comportamental e até metafísico desta série, que explora as complexas camadas que compõem o indivíduo que, partindo da mesma base, pode ter resultados distintos. Afinal, até que ponto somos influenciados pelo meio? Ou o influenciamos?

Mais dentro dos géneros de thriller e ação, «Counterpart» apresenta um argumento relativamente simples (mas com qualidade), que ganha um interesse extra pelo seu protagonista. J.K. Simmons tem a companhia de Olivia Williams (O Sexto Sentido, Uma Outra Educação), Harry Lloyd (Brave New World), Nazanin Boniadi (Homeland), Sara Serraiocco e Nicholas Pinnock (o protagonista de For Life), entre outros.

O Starz cancelou a série após duas temporadas.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

9 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

9 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

9 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

10 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

10 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago