REVIEWS

The Last Cruise: o 1º surto internacional de Covid-19

A HBO Portugal estreia hoje, 31, um documentário sobre o primeiro surto de Covid-19 fora da China. O Diamond Princess é o protagonista de «The Last Cruise», a que tive acesso antecipado.

Saído de Yokohama, Japão, a 20 de janeiro de 2020, o Diamond Princess viria a atracar numa realidade assustadora e incerta: a de um mundo ameaçado pela Covid-19. Sem grande alarido, ou noção do perigo, os viajantes contactaram com fontes de contágio e acabaram por ter uma viagem, que seria de sonho, transformada em pesadelo. Os passageiros foram forçados a fazer quarentena, enquanto outros (poucos) eram testados e os números impressionavam. É esta a história por detrás do documentário «The Last Cruise», em estreia na HBO Portugal.

Das primeiras imagens repletas de luxo e diversão a um silêncio ensurdecedor. Todos os intervenientes viram a sua jornada totalmente alterada por um vírus desconhecido, cujo forma de contágio era desconhecida. Aos poucos, e à medida que se sabia mais sobre a nova doença, também morriam as primeiras vítimas na sequência das sequelas provocadas pelo Coronavírus.

Com o estilo bastante intimista e amador, com recurso a imagens de telemóvel e a partilhas de histórias individuais, «The Last Cruise» é muito mais uma obra social do que estilística ou até cinematográfica. De apresentação simples e interações praticamente rotineiras e sem profundidade, o documentário, de 40 minutos, procura registar o lado humano de um surto em erupção. Uma visão direta, nua e crua sobre uma experiência que não tem nada de glamouroso.

Além do lado dos viajantes, há também o registo da experiência na cozinha e não só. À tripulação não era permitido parar, a fim de garantir a alimentação dos clientes. Muitos estariam doentes e sem qualquer tipo de isolamento, ameaçando assim o bem-estar de colegas e demais viajantes. Como pano de fundo, as notícias dos primeiros casos nos Estados Unidos e da ameaça que começava a pairar um pouco por todo o mundo.

«The Last Cruise» é um documentário relativamente curto e funciona como uma memória de uma experiência que, tão cedo, não seremos capazes de esquecer.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

9 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

9 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

9 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

10 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

10 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago