The Jinx – Parte 2: o estranho caso de Robert Durst

Melhor série documental ou não ficção nos Emmys de 2015, «The Jinx» está de regresso para um segundo take na Max. Robert Durst chamou para si as atenções e, na fase final da vida, acabou a pagar por isso.

O documentário parecia inofensivo. Robert Durst era suspeito de vários homicídios, mas continuava em liberdade e sem provas determinantes contra si. Falar com o Andrew Jarecki e companhia tinha tudo para correr bem – ou será que não? «The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst» colocou o foco no magnata do imobiliário e ele não soube lidar com tudo o que o documentário originou. O final da primeira temporada é memorável, com o homem a confessar os seus crimes, sem o saber, na casa de banho (o microfone continuava ligado).

A nova temporada mostra o que aconteceu depois da aposta documental, bem como as ajudas que Durst procurou e foi tendo ao longo do tempo. É, de facto, irónico que o homem só tenha sido apanhado porque não se soube calar. E na segunda temporada isso continua a acontecer, por incrível que pareça.

«The Jinx» deixou definitivamente uma marca no true crime, desde logo pela capacidade que a equipa do documentário teve de gerar provas que, efetivamente, contribuíram para a detenção do milionário. Assistir a uma nova incursão na Max, quase uma década depois, assemelha-se ao encerrar de um ciclo, perante uma série que impactou o pequeno ecrã.


Há uma importante componente de investigação, e de tentativa de quebra da confiança de Durst, além do regresso de alguns rostos da família, numa busca aparentemente interminável por paz. Numa combinação bem conseguida entre o lado criminal, familiar e documental, «The Jinx» é um relato muito interessante da história de um dos criminosos menos inteligentes de sempre. Isto porque foram as suas ações, movidas por ego, que o levaram atrás das grades… ainda que longe do tempo antecipado…

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago