The Flight Attendant: álcool, homicídio e muito humor negro

De child actress a uma das atrizes mais bem pagas da televisão, Kaley Cuoco está de regresso após ter sido uma das protagonistas do fenómeno «A Teoria do Big Bang». Os três primeiros episódios de «The Flight Attendant» já estão disponíveis na HBO Portugal.

Baseada no livro com o mesmo nome da autoria de Chris Bohjalian, publicado em 2018, «The Flight Attendant» ilustra a fragilidade das rotinas estabelecidas. À boleia do alcoolismo e de um trauma que vai sendo recuperado aos poucos, Cassie Bowden (Kaley Cuoco) é uma hospedeira de bordo irresponsável, que vê a sua vida mudar drasticamente quando acorda ao lado de um homem morto. Isto quando o envolvimento com um passageiro, Alex (Michiel Huisman), acaba em tragédia e, sem memória do que aconteceu, Cassie reage impulsivamente: limpa a cena do crime e foge.

O estilo de realização disperso, com imagens simultâneas, flashes alternados e uma visão omnipresente — ainda que apenas através do que Cassie sabe — vai manipulando o espectador ao ritmo da ação. «The Flight Attendant» funciona como um jogo de xadrez, no qual os peões se vão alinhando, primeiro de forma desordenada, depois mais estruturalmente, à medida que Cassie descobre mais sobre eles. De certa forma, a audiência vive quase uma experiência imersiva, em que o caos da personagem principal se releva o nosso próprio caos.

O humor negro é outro dos alicerces da narrativa, que se afasta do drama e se aproxima do surreal, transformando uma história quase banal numa espécie de jornada épica. Cassie faz tudo o que não devia fazer e a sua (des)aventura acaba sempre por resultar numa situação exagerada e tendencialmente cómica.

A narrativa combina várias (e diferentes) storylines, transformando-se numa caricatura de vários subgéneros. Há um homicídio misterioso, companhias do Além, espionagem corporativa, traumas relacionados com coelhos e até a menção de algumas histórias de true crime (Amanda Knox). «The Flight Attendant» tem um mix de influências, com o lado quase de detetive de Cassie a afirmar-se como o principal motor do humor mais tradicional na série.

O elenco é uma das grandes forças da nova aposta da HBO Max, que chegou a Portugal pelas mãos da HBO. Além de um dos nomes mais sonantes em TV nos últimos anos, a série conta ainda com Michelle Gomez (As Arrepiantes Aventuras de Sabrina), Michiel Huisman (Orphan Black, A Guerra dos Tronos), Zosia Mamet (Girls), Rosie Perez e T.R. Knight (Anatomia de Grey), entre outros. O criador de «The Flight Attendant» é Steve Yockey, um dos argumentistas com passagem por «Sobrenatural».

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

Especial The Morning Show

Na linha da frente da informação, «The Morning Show» expõe a luta feroz entre quem…

1 mês ago

Call My Agent Berlin: agentes no fio da navalha

Agentes em modo bombeiro: a cada cliente salvo, um novo incêndio começa. «Call My Agent…

1 mês ago

Task: quando os subúrbios viram campos de guerra

Nos subúrbios de Filadélfia, a nova série da HBO Max expõe como o crime e…

1 mês ago

Black Rabbit: o “coelho” que conduz ao abismo

Em «Black Rabbit», da Netflix, Jude Law e Jason Bateman lideram um thriller de fraternidade…

1 mês ago

Ataque ao Comboio Noturno: um thriller sobre carris

O canal TVCine Emotion estreou, no passado dia 10, «Ataque ao Comboio Noturno». A série…

1 mês ago

Porque desistimos de séries, mas ainda vemos Anatomia de Grey?

Desistir de uma série televisiva é uma decisão muito importante, ainda que muitos não o…

1 mês ago