REVIEWS

Fear the Walking Dead T8: em mome da família

O canal AMC Portugal estreia esta segunda-feira, pelas 22h10, a oitava temporada de «Fear the Walking Dead». Esta será a última temporada da série, que lançará os 12 episódios por duas vezes (os últimos seis chegam ainda em 2023).

Depois de um final muito tenso na 7.ª temporada, com todos os limites das personagens a serem testados [incluindo os éticos], aquela que foi anunciada como a temporada final de «Fear the Walking Dead» começa logo a toda a velocidade. Com PADRE a ganhar cada vez mais poder na determinação de uma nova ordem mundial, Madison (Kim Dickens) e Morgan (Lennie James) podem ser a força de oposição que colocará um fim ao rapto de crianças e à eliminação de “obstáculos” ao controlo da organização. No entanto, após um avanço temporal significativo, a audiência perde algumas das certezas que foi construindo ao longo dos anos.

Quando Madison sacrifica tudo para permitir a Morgan e à filha fugirem da ilha, o gesto nobre custa-lhe a sua liberdade e conduz a uma vida de prisão e tortura. Mas, ainda que desesperada pelo fim de tudo, é forçada a voltar à ação. Tudo porque percebe que Mo (Zoey Merchant) continua no espaço de PADRE, com um novo nome e sem ideia de quem são os pais. Será que Morgan não conseguiu escapar? E, se o fez, como será que a organização foi capaz de recuperar a criança?

Ainda que seja competente, como já nos habituou, a estruturar o seu argumento, o episódio de regresso, em particular, é marcado por algumas “desculpas esfarrapadas” ou óbvias que aceleram a ação, mas não convencem totalmente o espectador. Os encontros precipitam-se entre acasos de sorte ou erros laterais, que acontecem no momento certo de forma quase divinal. Será a forma como desata os “nós” nos episódios seguintes que determinará se a última temporada faz sentido ou se é um desfecho apressado.

Entre a redenção e a luta pela liberdade possível num mundo de mortos-vivos, onde as ameaças por vezes estão bem vivas, as personagens mais marcantes de «Fear the Walking Dead» posicionam-se no “xadrez” da narrativa para fazerem as suas jogadas finais. Com pouco tempo e ainda menos hipóteses, é matar ou morrer.

Entre o elenco da 8.ª temporada encontramos, além dos já mencionados, Colman Domingo, Danay Garcia, Rubén Blades, Jenna Elfman, Karen David, Austin Amelio, Maya Eshet, Jayla Walton e Christine Evangelista, entre outros.

 

Texto originalmente publicado aqui

 

Sara Quelhas

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

8 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

8 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

8 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

9 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

9 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago