RUBRICAS

American Crime Story: OJ Simpson e Gianni Versace

Eram os anos 90, poucos de nós se lembram bem do que aconteceu no caso de O.J. Simpson, “The Juice”. Mas, ao longo destas décadas, ouvimos inúmeras vezes a expressão “He did it”. A primeira temporada de American Crime Story é bem melhor do que seria de esperar. Ou eu esperava muito pouco. Apenas um “heads up” – não leiam sobre o caso antes de ver. Esperem até ao final. É que não está aqui em causa se é culpado ou não (‘cause “He totally did it”), mas todo o processo desde os assassinatos até à sentença.

O elenco é de luxo e, sim, aparece o Robert Kardashian, encarnado por David Schwimmer, que lá se vai safando num registo dramático, uma Selma Blair como Kris Jenner, e as pequenas Kim, Khloé, Kourtney e o fofinho Rob. Muito antes da famosa sex tape. Temos uma cena adorável em que Rob Kardashian fala com as filhas sobre o perigo da fama. Haha!

Ao lado de Robert Kardashian, temos uma dream team legal: Travolta como Shapiro (estranho) e Courtney B. Vance perfeito como Cochran. Do lado oposto, a representar “The People”, Sarah Paulson e Sterling K. Brown como Marcia Clark e Christopher Darden, respectivamente.

Tenham em consideração que este caso surgiu no rescaldo de Rodney King. A polícia americana estava debaixo de um grande escrutínio. E não se esqueçam, também, que O.J. fazia parte da realeza intocável de Hollywood. À medida que os episódios se sucedem, vemos o conflito entre O.J. ser negro e ser uma celebridade. “I’m not black. I’m O.J. Simpsom” e “He’s got the cops chasing him. He’s black now”.

Sendo a primeira temporada tão boa, resta-nos esperar que siga o mesmo caminho em Versace. Com apenas o piloto para termo de comparação, já vimos que o factor qualidade está lá. O elenco também. Resta rezar para que não saia muito dos trilhos. Também não li sobre Versace antes de ver. Tenho uma vaga memória da notícia surgir em revistas. Naquele tempo, não havia cá redes sociais para escrutinar tudo até ao último detalhe. Gianni Versace foi assassinado em frente à sua casa em Miami e agora o estado do tempo para amanhã. Recordo-me da notícia assim, tenho a certeza que foi assim.

Darren Criss está perfeito no papel do assassino em American Crime Story. Ajudam as semelhanças físicas do actor com Cunanan. Mais uma vez, destaco a qualidade do elenco. Com a excepção de Penélope Cruz, que se assemelha um pouco ao John Travolta como Shapiro na primeira temporada, são mais bonecos que personagens. Claro que as pessoas que estão a representar não eram propriamente simples e discretas na época… Mas deixem que vos diga. Apenas com o piloto… Donatella’s gonna be pissed!

PS: É normal gritar “Canta o 123 Maria” quando o Ricky Martin aparece no ecrã. É ok. A sério.

 

Filipa Mota

Recent Posts

O Vencedor: a história de um derrotado

As séries eslovacas e checas têm conquistado, aos poucos, o seu espaço no mercado português.…

8 meses ago

One Piece: adaptação reinventa Luffy

A Netflix estreou «One Piece», uma série baseada no sucesso do anime com o mesmo…

8 meses ago

Ahsoka: nova protagonista no universo Star Wars

Depois de uma passagem fugaz por «The Mandalorian» e «The Book of Boba Fett», Ahsoka…

8 meses ago

Only Murders in the Building T3: Streep à ponta de lança

Fica disponível na terça-feira, 8, o primeiro episódio da terceira temporada de «Only Murders in…

9 meses ago

As Flores Perdidas de Alice Hart: o trauma na (nossa) natureza

O Amazon Prime Video lança amanhã, 4 de agosto, a série «As Flores Perdidas de…

9 meses ago

The Full Monty: à deriva, outra vez

O Disney+ estreia esta quarta-feira, 14, a continuação da história trazida ao grande ecrã em…

11 meses ago